Pular para o conteúdo principal

Planejamento - Projeto: Educação Infantil - Histórias infantis e vinculo familiar - Atividades remotas



Escola:

Professora:

Turma: Maternal

Tema: Histórias infantis e vínculo familiar em temos de aulas remotas.

Justificativa:

Em onze de março do ano de dois mil e vinte a Organização Mundial da Saúde declarou a disseminação da COVID-19, que é uma pneumonia de causas desconhecidas. Desde, então, estados e municípios vem editando decretos e outros instrumentos legais e normativos para o enfrentamento da emergência em saúde pública.
A principal finalidade do processo educativo é garantir direitos das crianças. Desta forma a fim de minimizar eventuais perdas busca-se desenvolver orientações aos pais e responsáveis atividades de caráter eminentemente lúdico, recreativo e interativo com o intuito de interação social para o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional
Neste período será trabalhado histórias infantis, relações familiares, brinquedos e brincadeiras, conversas por vídeo, áudios, vídeochamadas individuais com as crianças, considerando o espaço em que a criança se encontra, a faixa etária e as condições apresentadas pelas famílias.
Campos de experiência
Direitos de aprendizagem
Competências
01 - (x ) Eu, o outro e o nós.
02 - (x) Corpo, gestos e movimentos.
03 - (x) Traços, sons, cores e formas.
04 - (x) Escuta, fala, pensamento e imaginação.
05 - (x) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

01 - ( x ) Conviver
02 - ( x ) Brincar
03 - ( x ) Participar
04 - ( x ) Explorar
05 - ( x ) Expressar
06 - ( x ) Conhecer-se


01 - (x) Conhecimento.
02 - (x) Pensamento científico, crítico e criativo.
03 - (x) Repertório cultural.
04 - (x ) Comunicação.
05 - ( x) Cultura digital.
06 - (  ) Trabalho e projeto de vida.
07 -  (  ) Argumentação.
08 -( ) Autoconhecimento e autocuidado.
09 - ( x ) Empatia e cooperação.
10 - ( ) Responsabilidade e cidadania.


Objetivo geral:

Estabelecer o vínculo afetivo e de troca entre professora, famílias e alunos, fortalecendo o contato e ampliando gradativamente as potencialidades de comunicação e interação entre ambos, através de atividades eminentemente lúdicas, recreativas e interativas.


Objetivos específicos:

 - Interagir com as famílias e crianças através do grupo de whatsapp, contação de histórias, conversas e estímulo a brincadeiras.
- Estimular a participação familiar na postagem de fotos ou vídeos, a fim de fortalecer vínculos afetivos entre as crianças.

 Desenvolvimento:

Durante este período serão realizadas atividades que envolvam a visualização e audição de histórias, visualização de vídeos da professora conversando com os alunos e vice-versa, além da construção de brincadeiras e brinquedos.
A primeira atividade será o contato com as famílias reinterando a importância da participação de todos para que o objetivo principal seja alcançado, que é a manutenção de vínculo. É necessário que as crianças visualizem umas às outras e também às professoras. Nesta atividade a professora se coloca à disposição das famílias para que se sentirem à necessidade façam chamadas de vídeo para a professora e aluno se vejam em tempo real.
A segunda atividade refere-se á História de uma menina que estava de aniversário. Nesta história a menina mora com a mãe e irmãos. A mãe prepara doces com muito carinho. Não há outros convidados. Leva em conta que alguns alunos não comemoram aniversário por questões religiosas, mas adoram uma festa. E, também, algumas crianças fizeram aniversário durante a quarentena e não puderam fazer uma festa com convidados. Somente com as pessoas que moram na mesma casa.
A terceira atividade apresenta um vídeo em comemoração aos dias das mães. Juntamente com o vídeo a professora enviará um áudio falando que o Dia das Mães se apresenta de diferentes formas e dias variados ao longo da vida dos filhos, considerando que algumas famílias não comemoram datas estipulados pelo comércio.
A quarta atividade faz um chamamento para as famílias para o envio de fotos sobre histórias familiares: nascimento, aniversário ou passeios.
Na quinta atividade a professora contará a história do nascimento da Borboletinha. Conta a história do desenvolvimento metamorfóbico de uma borboleta.
Na sexta atividade a professora apresentará um vídeo para construção de uma lagarta se papel.
 A Sétima atividade será um convite à construção de uma amarelinha diferente. Os pais podem montar com pés de papeis uma amarelinha no chão. A professora apresentará fotos e vídeo de uma criança brincando.
 A Oitava atividade será a contação de uma história com o desenho de uma escola. Conforme a história é contada aparecem as fotos das crianças nas janelas e portas. Tem a intenção de mostrar a transformação de uma escola triste pela ausência dos alunos e uma escola feliz, pois todos estão presentes.
Na Nona atividade Pocoyo, um dos personagens preferidos das crianças, convida a fazer um piquenique. Pode ser na sala ou no quintal.
Décima atividade convida os pais a enviar um retorno, através de fotos ou vídeos do “piquenique” feito com o filho ou filha. A intenção é propor um momento de descontração e interação entre adulto e criança.
Na Décima primeira atividade a professora construirá um boneco de farinha e convidará os familiares a fazê-lo também para que as crianças possam brincar e manipular.
Na décima segunda a professora estimulará os pais a brincarem de esconde-esconde de uma forma diferente. Na sala de casa um adulto esconde o brinquedo preferido da criança. A criança tem que encontrar. A brincadeira continua até que se perca o interesse. Tem o intuito de interação e estímulo cognitivo.

Recursos:

Internet, aplicativos, papéis, telefone, tesoura, sucata, e demais materiais que estejam à disposição da família que possam utilizar na montagem de brincadeiras ou brinquedos.

Cronograma:
04/05
05/05
06/05
07/05
08/05
Áudio e conversas individuais em vídeo.
História: A festa
Complementação pedagógica
Vídeo em comemoração ao Dias das mães
Á disposição dos pais.
11/05
12/05
13/05
14/05
15/05
Retorno das famílias com fotos ou vídeo.
História: O Nascimento da Borboletinha.
Complementação pedagógica
Confecção de uma lagarta de papel.
Á disposição dos pais.
18/05
19/05
20/05
21/05
22/05
Amarelinha diferente. Confeccionada com os pés das crianças.
História: Uma escolinha feliz.
Complementação pedagógica
História: Pocoyo faz um piquenique.
Á disposição dos pais.
25/05
26/05
27/05
28/05
29/05
Retorno das famílias com fotos ou vídeos do piquenique.
Construção de um boneco de balão e farinha.
Complementação pedagógica
Brincadeira de esconde-esconde do brinquedo preferido.
Á disposição dos pais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

Projeto: Dia de quem cuida de mim

Tema: Dia da família ou de Quem Cuida de Mim. Publico alvo: Crianças, famílias, Comunidade escolar, Objetivo geral: Propiciar às crianças a continuação da reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da constituição de outras famílias, refletir sobre o relacionamento entre as pessoas de sua família e as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares. Objetivos específicos: ·         Reconhecer e valorizar os membros da família. ·         Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história ·         Permitir ao aluno vivências que estimulem a fala e expressões corporais. ·         Desenvolver a criatividade através da interação com outros pares, além da sala de aula. ·         Interagir com outras crianças em diferentes faixas etárias, através de brincadeiras. ·         Desenvolver a linguagem oral e escrita. Justificativa:   A família é o primeiro ponto de re

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem