Pular para o conteúdo principal

Projeto: Dia de quem cuida de mim







Tema:
Dia da família ou de Quem Cuida de Mim.

Publico alvo: Crianças, famílias, Comunidade escolar,

Objetivo geral:

Propiciar às crianças a continuação da reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da constituição de outras famílias, refletir sobre o relacionamento entre as pessoas de sua família e as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares.

Objetivos específicos:

·        Reconhecer e valorizar os membros da família.
·        Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história
·        Permitir ao aluno vivências que estimulem a fala e expressões corporais.
·        Desenvolver a criatividade através da interação com outros pares, além da sala de aula.
·        Interagir com outras crianças em diferentes faixas etárias, através de brincadeiras.
·        Desenvolver a linguagem oral e escrita.

Justificativa:

 A família é o primeiro ponto de referência de uma criança, bem como sua casa. A escola entra na vida delas ampliando sua noção de espaço e o sentimento de integração com o mundo. O tema Família, Dia de Quem Cuida de Mim, busca estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo e às diferenças. Com este projeto há a possibilidade de identificar as diferentes constituições familiares, superar possíveis desafios, trabalhando na criança a afetividade, a gratidão por pertencer a um ambiente que a protege e a ama e a importância do convívio familiar independente da constelação em que se formou.
Já pensaram em quantas crianças são excluídas de datas como “Dia das Mães” ou “Dia dos Pais”?  Ao longo de nossa profissão percebemos que com a chegada destas tradicionais festas aqueles alunos que não possuem mãe ou pai ou que não podem conviver com eles ficavam muito tristes por não os ter presentes nestas celebrações.
Respeitando a diversidade das famílias e acolhendo as diferenças, muitas escolas trocam para o “Dia de Quem Cuida de Mim”. Logo percebe-se que todos se sentem acolhidos e integrados, e as crianças mais confiantes e felizes.
O "Dia de Quem Cuida de Mim” é uma festa aberta a todos, pais, mães, avós, irmãos, tios ou quem a criança deseja convidar. 
Com este projeto é possível compartilhar conhecimentos, conhecer o dia-a-dia de sua família, hábitos e costumes. O desenvolvimento do projeto não atingi apenas as crianças, mas também familiares que obtém a oportunidade de compartilhar momentos de interação na escola vivenciando atividades prazerosas. Este dia torna-se importante para que as famílias se sintam acolhidas dentro da escola, oportunizando momentos de trocas, com interações prazerosas. É o momento de criar laços entre os envolvidos e mostrar para as crianças que há diferentes constelações familiares.

Metodologia

Neste dia, a família pode participar da rotina das crianças.

As propostas podem ser bem diferenciadas, como:

 Música.

  Rodas de conversa.

 Partilha de lanches.

 Distribuição de brindes. 

 Participação em atividades externas com artes.

Oficina de brigadeiro ou doces.

Rodas de história.

Pintura em tela.

 Brincadeiras.

Bingo.

Piquenique.

Passeio de bicicleta.

Pinturas.

Confecção de lembrancinhas.




Recursos:

 Materiais didáticos, fantasias, Caixa de Som, microfone, Pen Drive, professores, alunos e pessoas da comunidade escolar, brindes diversos.


REFERÊNCIAS:
BARROS, M. Uma didática da invenção. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum CurricularBNCC. Ministério da Educação, 2017.
CAMPOS, Maria Malta. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC, SEB, 2009.
GADOTTI, M. Histórias das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1998.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem