Pular para o conteúdo principal

Projeto: Educação infantil: Atividades remotas




Escola:
Professora:
Turma:
Período:
Justificativa:

Considerando a principal finalidade do processo educativo de garantir direitos às crianças, busca-se minimizar eventuais perdas desenvolvendo orientações aos pais e responsáveis com atividades de caráter eminentemente lúdico, recreativo e interativo de interação social para o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional
Neste período será trabalhado histórias infantis, relações familiares, brinquedos e brincadeiras, conversas por vídeo, áudios, vídeochamadas individuais com as crianças, introduzindo conteúdos como cores, números e quantidades, sem desconsiderar o espaço em que a criança se encontra, a faixa etária e as condições apresentadas pelas famílias.

Campos de experiência
Direitos de aprendizagem
Competências
01 - (x ) Eu, o outro e o nós.
02 - (x) Corpo, gestos e movimentos.
03 - (x) Traços, sons, cores e formas.
04 - (x) Escuta, fala, pensamento e imaginação.
05 - (x) Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

01 - ( x ) Conviver
02 - ( x ) Brincar
03 - ( x ) Participar
04 - ( x ) Explorar
05 - ( x ) Expressar
06 - ( x ) Conhecer-se


01 - (x) Conhecimento.
02 - (x) Pensamento científico, crítico e criativo.
03 - (x) Repertório cultural.
04 - (x ) Comunicação.
05 - ( x) Cultura digital.
06 - (  ) Trabalho e projeto de vida.
07 -  (  ) Argumentação.
08 -( ) Autoconhecimento e autocuidado.
09 - ( x ) Empatia e cooperação.
10 - ( ) Responsabilidade e cidadania.


Objetivo geral:

Estabelecer o vínculo afetivo e de troca entre professora, famílias e alunos, fortalecendo o contato e ampliando gradativamente as potencialidades de comunicação e interação entre ambos, através de atividades eminentemente lúdicas, recreativas e interativas.


Objetivos específicos:

 - Interagir com as famílias e crianças através do grupo de whatsapp, vídeos chamadas, contação de histórias, conversas e estímulo as brincadeiras.
- Estimular a participação familiar na postagem de fotos ou vídeos, a fim de fortalecer vínculos afetivos entre as crianças.
- Reconhecer cores através de histórias, músicas e brincadeiras.
- Reconhecer números e quantidades através de atividades lúdicas.

 Desenvolvimento:

Durante este período serão realizadas atividades que envolvam a visualização e audição de histórias, visualização de vídeos da professora conversando com os alunos e vice-versa, além da construção de brincadeiras e brinquedos.
A primeira atividade será a História do Dinossauro amigo, da autora Ruth Rocha, adaptado e com áudio vídeo realizado pela professora.
A segunda atividade será uma continuação da História do Dinossauro, onde a professora apresenta um vídeo brincando com o Dinossauro confeccionado com prendedor de roupas. A professora convida os pais a confeccionar o brinquedo. Esta atividade, além de garantir o brincar e o interagir, também trabalha a coordenação motora fina, num movimento de pinça.
Na terceira atividade espera-se o retorno dos pais em relação às atividades anteriores. A professora ficará a disposição para chamadas de vídeos e atendimentos individuais.
A quarta atividade refere-se sobre a História: Confusão no Jardim. A professora apresenta um vídeo áudio. Havia algo brilhante no jardim. Todos os bichinhos achavam que seria uma estrela. Mas não era. Era apenas a faísca de um charuto.
Na quinta atividade a professora continua com a Confusão no Jardim. Só que sugere que o jardim seja um lugar aconchegante e apresenta um vídeo convidando os pais para realizar uma brincadeira de projeção na parede, utilizando rolo de papel higiênico, plástico transparente e a figura de uma estrela.
Na sexta atividade espera-se o retorno familiar sobre as atividades anteriores.
Na sétima atividade a professora apresenta um vídeo brincando de fazer mágica. Apresenta as frutas e legume: banana, tomate e limão. Nos desenhos vazados, colados em garrafas a transparência deve se transformar na cor do legume ou da fruta correspondente.
 Na oitava atividade espera-se o retorno familiar com fotos com as crianças e suas frutas preferidas.
 A nona atividade será um vídeo: Qual cor você quer?
Na décima atividade espera-se o retorno familiar com fotos: Você tem uma cor preferida? Qual é?
 Na Décima primeira atividade a professora apresenta um vídeo contando a História do Gato Xadrez.
Décima segunda atividade será apresentado um vídeo com a história do Patinho Feio para deleite.
Na décima terceira atividade espera-se o retorno familiar com fotos ou vídeos dos alunos e que outras atividades estão realizando em casa.
Na décima quarta atividade será apresentado um vídeo com a História do Seu Lobato.
A décima quinta atividade espera-se o retorno familiar: Você tem um animal de estimação? Fotos ou vídeos.
Na décima sexta será apresentado um vídeo: Bento e totó. Números na ilha. Introdução aos números e quantidades.
Na décima sétima atividade espera-se o retorno familiar  com fotos das crianças fazendo uma representação do numeral da idade.
A décima oitava atividade será um vídeo sobre instrumentos musicais. A loja do Mestre André.
Na décima nona atividade espera-se o retorno familiar com fotos ou vídeos das crianças imitando ou tocando um instrumento.




Recursos:

Internet, aplicativos, papéis, telefone, tesoura, sucata, e demais materiais que estejam à disposição da família que possam utilizar na montagem de brincadeiras ou brinquedos.










Cronograma:
01/06
02/06
03/06
04/06
05/06
Hístória:
 O Dinossauro
Vídeo: Confecção do Dinossauro
Complementação Pedagógica
Retorno familiar sobre o Dinossauro
História: Confusão no Jardim
08/06
09/06
10/06
11/06
12/06
Vídeo e foto:
Projeção na parede
Retorno da atividade sobre projeção.
Complementação pedagógica

Mágica: Cores e frutas.

Fotos e vídeos sobre a mágica
15/06
16/06
17/06
18/06
19/06
Vídeo: Qual cor você quer?

Retorno familiar: Fotos ou vídeos
Qual sua cor preferida?
Complementação pedagógica
História: O gato Xadrez

História:
O Patinho Feio

20/06
22/06
23/06
24/06
25/06
Retorno das famílias com fotos ou vídeos.

Vídeo:
Seu Lobato.

Retorno familiar:
Você tem animal de estimação?
Fotos e vídeos
Complementação Pedagógica

Vídeo: Bento e Totó. Números na ilha.
26/06
29/06
30/06


Retorno familiar com a criança representando o numeral da idade.
Vídeo: Loja do Mestre André
Retorno familiar com fotos imitando ou tocando um instrumento.



Observação:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

Projeto: Dia de quem cuida de mim

Tema: Dia da família ou de Quem Cuida de Mim. Publico alvo: Crianças, famílias, Comunidade escolar, Objetivo geral: Propiciar às crianças a continuação da reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da constituição de outras famílias, refletir sobre o relacionamento entre as pessoas de sua família e as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares. Objetivos específicos: ·         Reconhecer e valorizar os membros da família. ·         Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história ·         Permitir ao aluno vivências que estimulem a fala e expressões corporais. ·         Desenvolver a criatividade através da interação com outros pares, além da sala de aula. ·         Interagir com outras crianças em diferentes faixas etárias, através de brincadeiras. ·         Desenvolver a linguagem oral e escrita. Justificativa:   A família é o primeiro ponto de re

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem