Pular para o conteúdo principal

Projeto: Hora do conto



Projeto: Hora do Conto

Tema:

Publico alvo:

Objetivo geral:

Propiciar às crianças a ampliação da linguagem oral e escrita como elemento primordial para a inserção e participação de diversas práticas sociais.

Objetivos específicos:

·        Familiarizar-se com a escrita através de manuseio de livro
·        Usar a linguagem oral para conversar, comunicar-se e relatar vivências.
·        Permitir ao aluno vivências que estimulem a fala e expressões corporais.
·        Desenvolver a criatividade através da interação com outros pares, além da sala de aula.
·        Interagir com outras crianças em diferentes faixas etárias, através de brincadeiras.
·        Desenvolver a linguagem oral e escrita.

Justificativa:

 Trabalhar a oralidade, a leitura e a escrita de forma integrada e lúdica potencializa os diferentes aspectos que cada uma destas linguagens solicita às crianças. Para isso é preciso escutar as crianças, dar atenção, atribuindo sentido e fomentando o desejo de saber ouvir. Cabe aos professores introduzir estes saberes de modo intencional na ação cotidiana de modo a ampliar vocabulário e o desenvolvimento cognitivo.


Metodologia

Com este projeto é possível ter acesso à boa literatura dispondo de informações culturais de modo lúdico alimentando a imaginação e despertando o prazer pela leitura. A intenção de fazer com que as crianças, desde cedo, apreciem o momento de sentar para ouvir histórias exige dos professores, como leitor, preocupe-se em ler com interesse, criando um ambiente agradável e convidativo à escuta atenta, mobilizando a expectativa das crianças, permitindo que elas olhem o texto e as ilustrações enquanto a história é contada. Na instituição de Educação Infantil são variadas as situações de comunicação que necessitam da mediação pela escrita. Então, a criação de personagens que ajudam a aguçar a criatividade e imaginação favorecem o aprendizado.



Recursos:

 Materiais didáticos, fantasias, professores, alunos e pessoas da comunidade escolar, livros.


REFERÊNCIAS:
BARROS, M. Uma didática da invenção. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum CurricularBNCC. Ministério da Educação, 2017.
CAMPOS, Maria Malta. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC, SEB, 2009.
GADOTTI, M. Histórias das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1998.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

Projeto: Dia de quem cuida de mim

Tema: Dia da família ou de Quem Cuida de Mim. Publico alvo: Crianças, famílias, Comunidade escolar, Objetivo geral: Propiciar às crianças a continuação da reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da constituição de outras famílias, refletir sobre o relacionamento entre as pessoas de sua família e as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares. Objetivos específicos: ·         Reconhecer e valorizar os membros da família. ·         Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história ·         Permitir ao aluno vivências que estimulem a fala e expressões corporais. ·         Desenvolver a criatividade através da interação com outros pares, além da sala de aula. ·         Interagir com outras crianças em diferentes faixas etárias, através de brincadeiras. ·         Desenvolver a linguagem oral e escrita. Justificativa:   A família é o primeiro ponto de re

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem