Projeto: Música e movimento na Educação Infantil



Tema:
Música e Movimento na Educação Infantil.

Publico alvo:

Objetivo geral:

 Reconhecer a importância da diversidade de práticas pedagógicas que caracterizam o universo da educação infantil refletindo sentido e funções atribuídas ao movimento e à música no cotidiano escolar.

Objetivos específicos:

·        Reconhecer práticas pedagógicas a partir da vivência com outros pares educativos.
·        Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal.
·        Refletir e apreciar questões referentes à organização, criação e produtos e produtores musicais.

Justificativa:

A organização dos conteúdos para o trabalho de movimento busca respeitar capacidades das crianças em cada faixa etária, bem como as diversas culturas corporais. Favorecer a convivência com expressões musicais e corporais integra os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, bem como a promoção de interações e comunicações sociais.

Metodologia
O Projeto Música e Movimento na Educação Infantil desenvolve nos alunos o desejo de explorar e identificar elementos expressivos de interação com o outro ampliando conhecimentos de mundo, favorecendo o diálogo e respeitando direitos infantis, acolhendo-os em suas necessidades, além de oportunizar o bem estar físico e psicológico das crianças.
Os gestos e movimentos corporais estão intimamente ligados e conectados ao trabalho musical. A realização musical implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é também, gesto e movimento vibratório e o corpo traduz em movimento diferentes sons. Os movimentos de flexão, balanceio, torção e os de locomoção como andar, saltar, correr estabelecem relações diretas com os diferentes movimentos. As crianças improvisam a apreciação musical e movimento interagindo umas com as outras.



Recursos:

 Materiais didáticos, Caixa de Som, microfone, pendrive, professores, alunos e pessoas da comunidade escolar.


REFERÊNCIAS:
BARROS, M. Uma didática da invenção. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum CurricularBNCC. Ministério da Educação, 2017.
CAMPOS, Maria Malta. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC, SEB, 2009.
GADOTTI, M. Histórias das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1998.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho