Pular para o conteúdo principal

Vídeo da História: A menina Bonita do Laço de Fita. Autora: Ana Maria Machado

 



MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA é um livro considerado clássico na literatura. Conta a história uma linda menininha negra, com cabelo trançado e finalizado com fitinhas e de um coelhinho que nutre verdadeira paixão por ela e por sua cor pretinha.

É um livro infantil e acredito ter um papel fundamental na vida de crianças negras, na medida em que são representadas na história. São poucos os livros infantis que trazem um negro como protagonista da história. Sempre escutei histórias de meninas, princesas brancas coma neve.


Autora: Ana Maria Machado

Ilustrador: Claudius Ceccon

Editora: Ática

Brochura | 24 páginas


O vídeo não tem áudio. Por que um vídeo sem áudio? Acredito, que desta forma, as professoras e professores poderão  "colocar" suas vozes, usando os aplicativos Inshot ou Kine Master e fazendo com que seja mais "próximo", mais afetivo com de seus alunos, dando um maior significado à história e ao fazer pedagógico.



Download



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

Projeto: Dia de quem cuida de mim

Tema: Dia da família ou de Quem Cuida de Mim. Publico alvo: Crianças, famílias, Comunidade escolar, Objetivo geral: Propiciar às crianças a continuação da reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da constituição de outras famílias, refletir sobre o relacionamento entre as pessoas de sua família e as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares. Objetivos específicos: ·         Reconhecer e valorizar os membros da família. ·         Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história ·         Permitir ao aluno vivências que estimulem a fala e expressões corporais. ·         Desenvolver a criatividade através da interação com outros pares, além da sala de aula. ·         Interagir com outras crianças em diferentes faixas etárias, através de brincadeiras. ·         Desenvolver a linguagem oral e escrita. Justificativa:   A família é o primeiro ponto de re

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem