Pular para o conteúdo principal

Alfabetização e os processos escolares. Atividades - Sequência didática

 Longos e complexos são os  caminhos que cada criança percorre para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Em síntese, podemos refletir que todas as crianças, se não receberem os estímulos necessários para ter motivações ou manutenções de objetivos podem encontrar algumas dificuldades a mais.

Cabe à escola e educadores pensar os processos de ensinar e aprender de modo detalhado e cuidadoso acompanhando cada etapa evolutiva das crianças. 

Por essa razão, é tão relevante a formação e orientação dos professores que forem atuar, principalmente na etapa dos ciclos de alfabetização.

Espero estar contribuindo de alguma forma para o envolvimento de todos neste grande e prazeroso mundo da alfabetização.

 'O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita.'

Emília Ferreiro





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

História - A galinha Ruiva: Sequência didática - Atividades

 

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem