Pular para o conteúdo principal

Atividades pedagógicas sobre a Páscoa

 



 A Páscoa está chegando! A escola é laica. E agora? Que tal trabalhar com os valores humanos que a data traz? 

Lembrada muitas vezes apenas como uma data religiosa, a Páscoa deve também ser um momento para ensinar ou recordar os alunos princípios em sala de aula. Pode-se relacionando o aspecto lúdico, todas as atividades que estimulam tal consciência são ótimas para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, nos ciclos de alfabetização.

Valores humanos básicos precisam ser encorajados na sala de aula. Uma criança nasce com esses valores e os professores precisam descobri-los. As crianças têm esses valores dentro delas. Quais são os valores humanos? Compaixão, cooperação, amizade, sorriso, riso, leveza, vontade de ajudar, senso de pertinência, cuidado mútuo… todas essas qualidades estão lá e precisam ser nutridas e trazidas à tona. Veja quanto riqueza a páscoa nos traz. Não há a necessidade de trazer o sentido das religiões, mas inserir valores inerentes á todas as culturas.

Por onde começar?

Como primeiro passo, desenvolva uma curta e objetiva apresentação sobre a data e seus significados. Planejar uma aula criativa, com imagens, cores, murais, cartazes, leituras e possivelmente até uma animação para atrair a atenção das crianças ou vídeo.

Tente ir além, conforme a maturidade de cada turma. A Páscoa pode ser uma oportunidade de estimular as crianças a criar laços afetivos, cuidado com o outro, vivências de partilha, e outros valores importantes de serem explorados.

Mostre que a Páscoa é um ótimo momento para adotar novas atitudes.

 

Hora de focar nos valores humanos


Respeito, cuidado, empatia são valores universais e devem ser ensinados dentro e fora da sala de aula. Todo o ensino deve se basear nesses valores, quaisquer que sejam nossos assuntos.

Os professores naturalmente tendem a promover esses valores quando encorajam e estimulam a comunicação na sala de aula. Quando os alunos têm a oportunidade de se expressar e de opinar sobre diferentes tópicos, os docentes ensinam os valores do respeito, pois eles precisam ouvir um ao outro.

Atividades comunicativas são importantes para construir valores de empatia e cuidado. Quando os alunos ouvem uns aos outros e compartilham seus sentimentos, eles aprendem uns com os outros e ter atividades de conversação recorrentes construirá um sentimento de pertencer à comunidade, à classe.

 

Há também atividades referentes aos temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações etc. Nessas tarefas, o professor pode associar exemplos de boas ações com imagens, trechos de desenhos animados e quadrinhos. Tudo para deixar o exercício mais lúdico e interessante para as crianças.

Outra dica é realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamento e atitudes. Lembre os alunos que a Páscoa é um momento de união, de uma nova vida e de renovação. Um exercício a ser feito com eles é que escrevam o que gostariam de melhorar no seu comportamento e nas atitudes em sala de aula.

Dicas para ensinar valores na educação



1.    Usar o exemplo.

Provavelmente o ponto mais importante de todos. Se você quer que seus alunos mostrem solidariedade, seja solidário. Se você quer que seus alunos respeitem a diversidade, então você também deve respeitar a diversidade. É da responsabilidade do professor dar o exemplo.

2. Abraçar a adversidade

Crie cenários em que os alunos se sintam fora de suas zonas de conforto e sejam confrontados com situações que reforcem os valores da educação. Isso permitirá que os alunos se familiarizem com o exame e a compreensão de diferentes pontos de vista – algo que é muito importante para desenvolver um maior senso de maturidade.

3. Use recursos externos

Recursos externos oferecem uma ótima alternativa ao que foi mencionado acima, permitindo que os alunos explorem situações que poderiam ser impossíveis no contexto de uma aula. Esses recursos podem incluir filmes, curtas, documentários e notícias.

Todos esses ensinamentos alimentam um crescimento positivo de uma criança com um bom sentido de cidadania. Faz com que elas enxerguem a Páscoa, como exemplo, de uma outra forma. A data é vista como um meio para se relembrar de como é importante prezar valores e incentivá-los.

Fugir um pouco do padrão e de apenas retratar a data como uma época de comer chocolate, coelhos e ovos de páscoa é importante para a aprendizagem – principalmente se vier junto de bons fundamentos pedagógicos.

Seguem três exemplos de planejamentos, para os ciclos de alfabetização.












Comentários

  1. Olá Resenhando a Educação adorei seu conteúdo!
    SEQUÊNCIA DIDÁTICA PÁSCOA
    São mais de 130 páginas com atividades, desenhos, textos e músicas
    para trabalhar a páscoa com alunos das series iniciais.

    Acesse esse link e saiba mais:
    https://bit.ly/Atividades-Educativas-Páscoa

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigada!
    Com certeza farei uma visitinha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

Projeto: Dia de quem cuida de mim

Tema: Dia da família ou de Quem Cuida de Mim. Publico alvo: Crianças, famílias, Comunidade escolar, Objetivo geral: Propiciar às crianças a continuação da reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da constituição de outras famílias, refletir sobre o relacionamento entre as pessoas de sua família e as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares. Objetivos específicos: ·         Reconhecer e valorizar os membros da família. ·         Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história ·         Permitir ao aluno vivências que estimulem a fala e expressões corporais. ·         Desenvolver a criatividade através da interação com outros pares, além da sala de aula. ·         Interagir com outras crianças em diferentes faixas etárias, através de brincadeiras. ·         Desenvolver a linguagem oral e escrita. Justificativa:   A família é o primeiro ponto de re

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com suas sem