Pular para o conteúdo principal

Leitura e escrita na Educação Infantil: encantamento antes do código

 A leitura e a escrita na Educação Infantil são práticas que vão muito além da alfabetização formal. Envolve a construção de sentidos, o contato com diferentes linguagens e o despertar do desejo de ler e escrever, respeitando o tempo e o modo de ser de cada criança.

Leitura e escrita como práticas sociais:

As crianças pequenas já vivem em um mundo permeado por palavras, sinais, rótulos, histórias e marcas gráficas. As crianças leem o mundo antes mesmo de ler palavras e decodificar letras.

Por isso, mais importante do que ensinar a ler e escrever é necessário oferecer contextos em que a linguagem escrita faça sentido para as vivências infantis e para a vida. Tais como;

- Ler uma receita para fazer um bolo ou outra culinária.

- Escrever um bilhete para a família.

- Consultar um cardápio, um mapa, uma embalagem.

- Criar histórias e registrar com desenhos, símbolos e letras inventadas.

- Diferenciar letras, números e gravuras...

Leitura literária: formar leitores apaixonados:

Como Fazemos isso?

A escuta de histórias, o contato com livros e a presença de adultos que leem com prazer formam a base afetiva da leitura.

Na educação infantil, isso se dá por meio de:

* Roda de leitura com livros ilustrados.

* Cantigas, parlendas e poemas.

Reconto com apoio de objetos, fantoches ou desenhos.

 Biblioteca acessível, onde as crianças possam escolher o que desejam ler,

" A criança  que é lida, será a criança que um dia vai ler" Emília Ferreira"

Escrita: do rabisco à autoria

Na escrita, a criança passa por várias fases antes de entender o sistema alfabético. Mas todas essas etapas são expressões legítimas de pensamentos:

- Rabiscos com intenção de dizer algo.

- Garatujas que imitam letras.

-Escritas com letras conhecidas em ordem alfabética.

-Escritas silábicas (uma letra por sílaba) até chegar ao nível de escrita silábico-alfabético.

O nosso papel, enquanto professores, não é antecipar, mas acolher essas escritas como parte dos processos. Incentivar que as crianças escrevam seus nomes, listas, convites, placas, histórias e sempre com a intencionalidade presente, com o propósito e com sentido pedagógico claro.

Integração com os campos de experiências da BNCC:

A leitura e a escrita na Educação Infantil não são conteúdos isolados. Elas estão conectadas com todos os campos de experiências da BNCC.

Exemplos:

- O eu, o outro e o nós: Escrever nomes, bilhetes convites.

- Escuta, fala, pensamento e imaginação: Roda de leitura, reconto.

- Traços, sons, cores e formas: ilustrações e escritas espontâneas.

- Espaços, tempos, quantidades: Contagem, jogos de linguagem, receitas...

Leitura e escrita nas infâncias são como sementes. Não são para apressar resultados, mas para nutrir experiências afetivas, simbólicas e significativas com a linguagem.

Mais do que decodificar palavras, é preciso cultivar leitores e escritores que tenham o que dizer e a vontade de dizer. É necessário incentivar as crianças a expressarem os seus pensamentos de maneira coesa e clara, fazendo-se entender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sequência didática: Atividades - História João e o Pé de Feijão

 

História - A galinha Ruiva: Sequência didática - Atividades

 

Projeto - Atividades: Meu Pintinho Amarelinho

  Atividades a partir da música: Meu pintinho Amarelinho. Campos de experiencias:  Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços. tempos, quantidades, relações e transformações. Objetivos: Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos. Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música. Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio de linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. Classificar objetos e figuras de acordo com...